Maceração, infusão, decocção e tisana são algumas maneiras de se preparar chá. Existe uma variedade enorme de plantas usadas no preparo de chás, seja para uso medicinal ou para mera degustação. No entanto, cada planta tem uma estrutura específica, que se difere da estrutura das demais plantas. Então, o modo de preparo do chá varia de acordo com o tipo da planta ou da parte da planta a ser usada.
Algumas plantas necessitam ser cozidas para a liberação de suas substâncias, outras não. Já as partes mais delicadas e finas (como folhas, flores e brotos) necessitam de um tempo de fervura menor que as partes mais duras (como raízes, cascas e talos).
Caso uma planta seja cozida por menos tempo do que deveria, não haverá a liberação de suas substâncias. E caso uma planta seja cozida por mais tempo do que deveria, as substâncias são liberadas, mas são exterminadas em seguida pelo processo da fervura. Por isso, é importante saber o modo exato e como preparar o chá para cada tipo de planta.
MACERAÇÃO:
Consiste em deixar a erva ou a parte da planta de molho na água, em temperatura ambiente, sem ferver, nem resfriar. Para partes mais finas - como folhas, flores e brotos - deixar de molho durante 10 a 12 horas. Já as partes mais duras - como raízes, cascas e talos - devem ser cortadas e deixadas de molho durante um dia.
INFUSÃO:
Despejar água fervente sobre a erva, tampar e deixar em repouso por 10 minutos (para folhas, flores e brotos) ou por 20 a 30 minutos (para raízes, cascas ou talos).
DECOCÇÃO:
Despejar água em temperatura ambiente sobre a erva, levar ao fogo para ferver durante 5 a 20 minutos. Para folhas, flores e brotos de 5 a 10 minutos. As cascas, raízes e talos devem ser cortados e cozidos de 15 a 20 minutos. Deixar esfriar em recipiente tampado antes de ser consumido.
TISANA:
Colocar a erva em água fervente, em recipiente tampado e deixar ferver por mais 5 minutos. Aguardar esfriar por alguns minutos antes de consumir.