Pesquisar por palavra:

27 de nov. de 2011

CHÁS - Como preparar

Maceração, infusão, decocção e tisana são algumas maneiras de se preparar chá. Existe uma variedade enorme de plantas usadas no preparo de chás, seja para uso medicinal ou para mera degustação. No entanto, cada planta tem uma estrutura específica, que se difere da estrutura das demais plantas. Então, o modo de preparo do chá varia de acordo com o tipo da planta ou da parte da planta a ser usada. 

Algumas plantas necessitam ser cozidas para a liberação de suas substâncias, outras não. Já as partes mais delicadas e finas (como folhas, flores e brotos) necessitam de um tempo de fervura menor que as partes mais duras (como raízes, cascas e talos). 

Caso uma planta seja cozida por menos tempo do que deveria, não haverá a liberação de suas substâncias. E caso uma planta seja cozida por mais tempo do que deveria, as substâncias são liberadas, mas são exterminadas em seguida pelo processo da fervura. Por isso, é importante saber o modo exato e como preparar o chá para cada tipo de planta.

MACERAÇÃO:
Consiste em deixar a erva ou a parte da planta de molho na água, em temperatura ambiente, sem ferver, nem resfriar. Para partes mais finas - como folhas, flores e brotos - deixar de molho durante 10 a 12 horas. Já as partes mais duras - como raízes, cascas e talos - devem ser cortadas e deixadas de molho durante um dia.

INFUSÃO:
Despejar água fervente sobre a erva, tampar e deixar em repouso por 10 minutos (para folhas, flores e brotos) ou por 20 a 30 minutos (para raízes, cascas ou talos).

DECOCÇÃO:
Despejar água em temperatura ambiente sobre a erva, levar ao fogo para ferver durante 5 a 20 minutos. Para folhas, flores e brotos de 5 a 10 minutos. As cascas, raízes e talos devem ser cortados e cozidos de 15 a 20 minutos. Deixar esfriar em recipiente tampado antes de ser consumido.

TISANA:
Colocar a erva em água fervente, em recipiente tampado e deixar ferver por mais 5 minutos. Aguardar esfriar por alguns minutos antes de consumir.

18 de nov. de 2011

Capim-limão


Nome científico: Cymbopogon citratus
Nomes populares:  Capim-limão, capim-de-cheiro, capim-santo, capim-cidreira

O chá de capim-limão é muito apreciado até por pessoas que não têm o costume de tomar chá, devido ao seu aroma bastante agradável. Além de saboroso, o chá de capim-limão pode ser tomado quente ou frio e pode ser consumido à vontade, pois não possui nenhuma substância tóxica. Tem propriedades calmantes, antimicrobianas, espasmolíticas e analgésicas. É indicado para o tratamento de nervosismo, ansiedade, cólicas intestinais e uterinas.

O capim-limão também é usado como complemento de sucos. No entanto, suas folhas são cortantes e por esse motivo devem ser coadas com peneira muito fina (melhor que seja de tecido), já que mesmo que suas folhas sejam trituradas num liquidificador, ainda assim podem causar lesões na boca, esôfago, estômago e intestinos.

O óleo extraído do capim-limão é usado industrialmente para a produção de perfumes, cosméticos, aromatizantes de ambientes e incensos.

11 de nov. de 2011

Tomate


Nome científico: Solanum lycopersium
Nome popular: tomateiro, tomate 
Reprodução: sementes
Ciclo: anual

O tomate é uma fruta cultivada em todo o mundo.
O fruto contém vitaminas do complexo B, vitamina C, licopeno, magnésio. Na medicina popular é usado no tratamento de reumatismo, dor de dente, queimaduras, afecções da boca e garganta, hipertensão arterial.

cuidado: tomates verdes são tóxicos

Os frutos verdes e as folhas são tóxicos, causam tontura, vômitos, cólicas, diarréia e baixa freqüência cardíaca, podendo ocasionar morte por falha respiratória.

Equevéria



Família: Crassuláceas
Nome Científico: Echeveria Hyalina
Nome Popular: Equevéria, Flor de Pedra, Rosa de Pedra
Procedência: México
Solo: 2 partes areia + 1 parte terra vegetal + 1 parte terra comum
Água: pouca,
Luz: sol direto
Porte: 20 centímetros
Reprodução: sementes e divisão de touceiras
Observação: Planta perene, adapta-se a solos secos e rochosos


Veja também:
- As flores da Flor de Pedra




7 de nov. de 2011

Lágrima de Cristo



Família: Verbenáceas
Nome Científico: Clerodendrum thomsonae
Nome Popular: Lágrima de Cristo
Procedência: África
Solo: 2 partes terra vegetal + 2 partes terra comum + 1 parte areia
Água: moderada
Luz: meia sombra
Porte: até 4 metros
Reprodução: sementes ou estacas
Observação: Planta perene

Silva Jardim (RJ)


Poço das Andorinhas

Orquídea: Chuva de Ouro



Família: Orquidáceas
Nome Científico: Oncidium varicosum
Nome Popular: Chuva de Ouro, Oncídio
Procedência: Brasil
Solo: planta epífita, necessita de substrato
Água: moderada
Luz: meia-sombra ou sombra
Porte: até 50 centímetros
Reprodução: sementes e divisão de bulbos
Floração: verão
Observação: